segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O Homem Mais Rico da Babilónia - Conclusões

Já terminei o livro e como já referido nas primeiras impressões, fiquei positivamente surpreendido com estes contos de outros tempos, pois contém verdades e orientações completamente atuais. Agora compreendo porque é que o livro continua a inspirar muitos ainda hoje.

Do livro é possível tirar inúmeras conclusões e interpretações adaptadas á realidade atual, segue a forma como eu o interpretei e excluindo aqui e ali alguma redundância e divagação desnecessária que existe para colar a narrativa, listo meio em forma de texto continuo o sumo que espremi do mesmo.




Poupar sempre 10% de tudo aquilo que se ganhar mensalmente, sem desculpas e disciplinadamente. Se de inicio poderá parecer complicado, passado pouco tempo nem se nota. Li na Internet um exemplo que me pareceu com algum fundo de verdade: E se amanhã o teu patrão te disser que te vai reduzir em 10% o teu ordenado, vais te despedir? Vai ser o fim do mundo?

Controlar as despesas de forma a não viver acima das possibilidades, para permitir acumular os 10% (ou mais) todos os meses. O caminho é acumular algum património de forma a poder não ser ter um fundo de emergência, como ter algum dinheiro que possa trabalhar um pouco para nós.

Investir o capital acumulado de forma a criar mais valor, nem que seja apenas em depósitos a fazer uso do Juro Composto. Na realidade com as taxas de juro atuais que não são nada atractivas por vezes mal se consegue combater a inflação.

Investir apenas em áreas e negócios onde estejamos confortáveis, com conhecimentos ou com pessoas com experiência comprovada na área.

Continuar a adquirir conhecimentos e experiência para aumentar o nosso potencial e a nossa capacidade de gerar receita.

Sobre a oportunidade e a sorte, é estar atento a oportunidades e não as desperdiçar, pois parte daquilo a que chamamos de sorte é um cruzamento entre a oportunidade surgida e o trabalho de preparação que demorou por vezes anos a construir.


É comum dizer que a sorte favorece os audaciosos, e como interpreto a expressão não é de forma metafisica ou meramente arbitrária, mas sim de que existe um conjunto de circunstancias favoráveis que  só podemos tirar partido das mesmas se as conseguirmos aproveitar e em muitos casos ter a coragem para avançar.

É sem duvida um livro que recomendaria ler ou ouvir (em Audiobook), pois por mais que possa alguém escrever e resumir as leis do Ouro, as regras para engordar uma carteira, como sair da divida ou os mandamentos escritos em argila, o contexto em que o ensinamento nos chega é muito mais rico e valioso para a sua compreensão.

Nota positiva e permanece um clássico!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário