quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Sou quanto tempo rico?



Existe certamente quem tenha mais riqueza do que eu, mas apesar de tudo eu posso ter mais saúde financeira.

É possível ser mais disciplinado, ter poupado um pouco mais, ter contraído um pouco menos de divida em comparação com alguém com um nível de vida superior, mas que tenha mais dívidas ou despesas mensais.

No caso de um imprevisto a nível do emprego ou da fonte de receita quanto tempo duraria ou poderia subsistir mantendo exactamente a mesma qualidade de vida e suportando exactamente os mesmos custos mensalmente?

Posta a questão é evidente que podemos pensar em termos de riqueza absoluta e riqueza relativa, e o que acredito ser claramente melhor é mesmo ter muita riqueza relativa ao próprio nível de vida e ao próprio vencimento.

É evidente que poupar é são, e evidente é também não viver além das possibilidades. Claro que existirá sempre situações imprevistas, inúmeras variáveis a ter em consideração, mas enquanto princípio é sempre bom ter presente esta orientação.


Para melhor ilustrar o que quero dizer apresento uma tabela de 3 sujeitos em que claramente se pode identificar que o que ganha menos é o que iria durar mais tempo.



O Sujeito A iria durar 15 meses, o B quase 7 meses e o C tinha que ir trabalhar rápido!!!

No caso específico de Portugal e para muitos estes valores de remuneração podem não passar de um sonho distante ou difícil de alcançar, contudo é crucial salientar que a nossa atitude para a poupança e para com os gastos acima da nossa capacidade podem fazer toda a diferença a longo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário